Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de junho de 2012

A importância dos morcegos para os humanos



Como os morcegos ajudam os humanos?
Comendo toneladas de insetos por ano. Um bom e esperto morcego insetívoro pode devorar mais de 600 mosquitos por hora, fazendo assim um rigoroso controle de população.

Segundo informações cientificamente comprovadas, os 20 milhões de morcegos de cauda livre do México consomem 250 toneladas de insetos em uma única noite !!!

Todo este consumo ainda contribui significativamente para a redução do uso de venenos químicos utlizados nas plantações, o que significa comida mais saudável para todos nós.


Os morcegos comedores de frutas espalham sementes de centenas de espécies de árvores, contribuindo desta forma para a recomposição de nossas florestas e matas.

Uma variedade enorme de plantas depende quase que eexclusivamente dos morcegos paraespalhar suas sementes, perpetuando as espécies.

Os morcegos vampiros estão ajudando pesquisas científicas na busca de novos medicamentos para
doenças do coração. Isto porque existe uma potente substância anticoagulante na saliva destes animais.

"Há, pelo menos, 40 milhões de anos, eles se alimentam do pólen e do néctar das flores.
A dieta, que pode ter se iniciado por acaso, faz com que esses animais contribuam para
a regeneração das florestas e para a disseminação e distribuição de várias plantas.
Embora alguns morcegos alimentem-se de frutas e outros, de insetos, a fama desses mamíferos
voadores está relacionada ao fato de sugarem sangue!

É verdade que os chamados morcegos vampiros existem. Mas se você acompanhar esta história
até o fim, verá que não há razões para ter medo. Longe da má reputação do Conde Drácula, esses animais são grandes parceiros da natureza.

Os biólogos acreditam que os primeiros morcegos alimentavam-se apenas de insetos.
Com o passar do tempo, aconteceram mudanças em algumas espécies: uns passaram a compor sua dieta apenas de frutas, enquanto outros, atraídos pelos insetos pousados nas flores,
acabaram utilizando-se do néctar, complementando, assim, o seu cardápio.

Hoje, estima-se que aproximadamente 250 espécies de morcegos dependem parcial ou totalmente das plantas como fonte de alimento. De alguma forma, as plantas também dependem dos morcegos. Afinal, os que se alimentam de frutas podem deixar cair sementes durante o transporte, fazendo com que a planta brote em um novo local. Já os que sugam o néctar das angiospermas - plantas produtoras de flores - enfiam a cabeça nas flores, carregando consigo o pólen. Ao pousarem em outra flor, deixam nela grãos de pólen que permitirão sua reprodução.

Para se ter uma idéia da importância dos morcegos, basta dizer que cerca de dois terços das angiospermas das florestas tropicais do mundo são polinizadas por eles. A dispersão das sementes também faz com que eles sejam os principais responsáveis pela regeneração de florestas degradadas. Mas é bom deixar claro que o benefício que os morcegos fazem às plantas não resulta de um esforço consciente de cooperação. Pelo contrário, o comportamento deles é conseqüência da procura por alimento e da luta com seus potenciais competidores (animais que também se alimentam do néctar) e com os herbívoros (animais que se alimentam da planta)."

Copilado de: Ciências Hoje para Crianças

Morcegos - Vamos conhece-los melhor para proteje-los sempre, mas lembre-se, morcegos são animais silvestres
Jamais tente pegar um morcego, nem vivo nem morto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário