A beterraba é uma raiz tuberosa rica em açúcar, proteínas, vitamina A, B1, B2, B5, C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês. Além de se sobressair por ser o vegetal mais doce, destaca-se pela sua riqueza em ferro. Sua poderosa vitamina C é potencializada por sua ação antioxidante (alguns pesquisadores dizem que a vitamina C da beterraba só é metabolizada pelo organismo quando consumimos o vegetal cru).
As folhas de beterraba, a parte mais nutritiva desse alimento, podem ser cozidas e servidas do mesmo modo que o espinafre ou a acelga. Famosa por seu sabor adocicado, tem sido associada à saúde do sistema circular. O suco dessa raiz ajuda a controlar a pressão arterial por conter uma substância que dilata os vasos sanguíneos. É fonte de carotenóides, substância precursoras da vitamina A, que atuam no combate dos radicais livres ‘responsáveis entre outros males, e pelo endurecimento das artérias (associado à arteriosclerose e à ocorrência de infarto e derrame)’.
Dentre os benefícios que traz ao organismo, é possível destacar: combate à perda excessiva de líquidos, problemas no baço e fígado, prisão de ventre e outros. Pode ser consumida crua ou cozida, sob a forma de sucos, saladas, bolos, refogados e em omeletes.
Até hoje, alguns médicos naturalistas recomendam a beterraba para prevenir câncer e fortalecer a imunidade; também sugerem suco de beterraba crua para acelerar a convalescença, embora seja uma razoável fonte nutritiva, não existem provas científicas que confiram qualquer benefício medicinal especial.
Beterraba X Anemia:
Comer beterraba não ajuda a combater a anemia, pois o ferro presente neste alimento não é o mais eficaz para tratar a doença. Mais eficaz é o ferro presente nas carnes e nos vegetais de cor verde-escuro. A beterraba ajuda no bom funcionamento da circulação sangüínea, pois ajuda a controlar a pressão arterial por conter uma substância que dilata os vasos sanguíneos. Porém, como muitos pensam, não é eficaz para tratar a anemia.
Beterraba X Diabéticos:
O açúcar presente na beterraba não faz mal para os diabéticos, pois esse vegetal é rico em fibras,que retardam a absorção de seu açúcar no organismo.Elas ajudam a controlar a taxa de açúcar no sangue.
Folhas da beterraba:
Sua folhas também podem ser ingeridas.Elas contêm fibras e também são fontes de carotenóide. Em seu estado natural,são um pouco amargas,porém, ficam bem em sopas, picadinho, tortas e refogados.
Ao comprar beterraba, certifique-se de que a coloração se encontra concentrada e atente-se para o tamanho. Beterrabas médias e pequenas são as ideais. A casca deve estar lisa e as folhas brilhantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário